Atividades e jogos adaptados

  Se você procura atividades ou jogos adaptados, veio ao lugar certo!



      Braille:

        Com o intuito de ajudar o educador a se aproximar mais do aluno com cegueira e, consequentemente  melhorar a participação deste aluno na escola e seu desempenho escolar, apresentaremos aqui a escrita Braille bem como a máquina de escrever em Braille que vem a ser muito útil como ferramenta para o professor.
         O Braille é um sistema de escrita alfabética voltada exclusivamente para os cegos ou surdo -cegos e sua aquisição pelo aluno tende a acontecer de forma natural assim como a fala sendo que o aprendizado do Braille ocorre de uma maneira mais fácil quando se dá em práticas contextualizadas e significativas. 
        O Braille como conhecemos atualmente, foi criado pelo francês Louis Braille e é formado por um sistema de pontos em relevo adaptados  de códigos militares. 
           O sistema é formado através da combinação de 6 pontos que estão dispostos em duas colunas e três linhas  e possui a possibilidade de 63 combinações dos pontos (além da célula vazia que indica o espaço). Estes pontos são organizados para representar:
  • o alfabeto;
  • os acentos;
  • a pontuação;
  • os sinais especiais de composição;
  • os códigos matemáticos, os códigos para a química, os códigos para o campo da informática, os códigos para a música.









            Há três instrumentos usuais para produzir os relevos em braile:  a reglete de bolso ( que serve para anotações pequenas), a máquina Perkins e a impressora braile.






             A máquina Perkins é um instrumento muito útil na sala de aula, uma vez que permite ao aluno fazer anotações referentes a aula que estiver assistindo afim de poder consultas posteriores. Ela possui nove teclas sendo que a tecla central é usada para dar espaços; a tecla esquerda tem a função de mudar de linha e a da direita, de fazer o retrocesso. O restante das teclas correspondem as teclas 3, 2, 1 e 4, 5 e 6, nessa ordem.




                                          Alfabeto Braile






                                                


Fonte: REILY. Lucia. Escola Inclusiva: Linguagem e Mediação. Campinas, SP. Papirus, 2004.



Sugestões de atividades pedagógicas para alunos deficientes visuais.


    Encontra-se, a seguir, sugestões de atividades de educação artística , que o professor poderá usar como ponto de partida ou referência para o trabalho com seu aluno Deficiente Visual mas que, certamente, será ampliada através do seu conteúdo e experiência próprias e da intenção com a pessoa com a qual ele pretende, especialmente, trabalhar.

    a) Colagem como por exemplo, bolinhas de papel que ele mesmo amassa, forma já cortadas em isopor, cartolina, papel camurça, etc (você pode contornar um desenho com barbante para que ele preencha os espaços).
    Obs.: para o aluno Deficiente Visual é muito difícil cortar com tesoura, por ser uma atividade que depende muito da visão, por isso as formas devem vir cortadas.

   b)Pintura com giz de cera em espaços delimitados com barbante (* você cola barbante ou "fio urso" no contorno do desenho, que deve ter formas simples para ser mais facilmente percebido pelo aluno).
  
   c) trabalhos com massa de modelar, argila ou barro.

    d) construção com toquinhos de madeira (o aluno vai colando um no outro).

    e) construção com toquinhos, raspas de madeira e serragem sobre uma base de papelão.

    f) construção de formas ou figuras humanas com material de sucata, por exemplo: rolos de papel higiênico para montar um palhaço, cujo olho, boca, chapéu, etc., você já entrega cortado para que ele cole.



Para maiores informações e sugestões de atividades consulte o site http://www.sac.org.br






Incluindo o aluno nas atividades recreativas


        É comum encontramos professores que não sabem como fazer para incluir o aluno com deficiência visual nas atividades recreativas realizadas pelos demais alunos da classe. Todavia existem inúmeras possibilidades de trabalhar os dois lados da moeda. Não apenas o aluno deficiente pode participar das atividades realizadas pelos demais alunos, como também estes podem realizar atividades adaptadas de modo que enriqueçam seu reportório, como por exemplo, podemos ensinar para os alunos uma variação do futebol, jogado por deficientes visuais denominado "futebol de 5".
         Nesse jogo, apenas os goleiros enxergam e, a bola possui em seu interior um guizo, que orienta os jogadores. Vejam a seguir um vídeo realizado por alunos de um Colégio Estadual de São João de Meriti, que apresentam e explicam sobre este esporte paralímpico.




          Outra sugestão é a adaptação de jogos como o dominó e o bingo. Estes podem ser em alto relevo, com espessuras diferenciadas ou atém mesmo em braile, além disso, ambos podem ser confeccionados ou comprados.     




      




Jogo de Bingo confeccionado




                                                                               

       Dominó comprado
Dominó Confeccionado
                                              

                                                    

14 comentários:

  1. Gostaria se possível receber informações no meu email
    Wericaalencar@hotmail.com
    Preciso de atividades com adolescentes de 12 a 21. Obs na escola não tem máquina de braile. E muitos alunos têm baixa visão. Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde,gostaria de receber por e-mail, ideias para passar o tempo com meu pai que é um deficiente visual com 69 anos.
    Preciso de ajuda para aliviar um pouco o tempo da minha mãe.
    e-mail: maleo.equipamentos@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de receber atividades para aluna do 5 ano 11 anos.
    Nany13.maga@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde! Será que me pode enviar atividades para um idoso invisual?
    marisariboira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de receber mais informação no meu email. cidaaraujoaquino@gmail.com,pois vou atender um aluno cego e tenho pouca informação a respeito do assunto. Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. BOA NOITE! GOSTARIA DE SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA UMA CRIANÇA CEGA DE 6 ANOS. JÁ ESTÁ BEM ADAPTADA À TURMA E PARTICIPA BASTANTE ORALMENTE. É O PRIMEIRO ANO QUE TRABALHO COM ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite!!
    Gostaria de receber sugestões de atividades para alunos cegos entre 12 a 16 anos que estao comecando a aprender braille.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, você poderia enviar atividade para eu trabalharcom aluno cego, eu não sei brailler e nem ele também. francilene.falcao@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Amei gostaria de saber mais sobre atividades de educação artística

    ResponderExcluir
  10. Amei atividades de educação artística

    ResponderExcluir
  11. BOA NOITE.ESTOU PRECISAR MUITO DE UMA ATIVIDADE PARA REABILITAÇÃO DE PESSOA CEGA.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde! PRECISO MUITO DE ATIVIDADE PARA CRIANÇA DEFICIENTE VISUAL E AUTISTA, 12 ANOS.

    ResponderExcluir