Dicas

 Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças.
(Mantoan)



É comum as pessoas ficarem confusas quando encontram alguém com deficiência visual. 


Mas esse desconforto diante do "diferente” poderá desaparecer na convivência com essa pessoa. 

Para facilitar a socialização, algumas sugestões podem ser seguidas, tais como:

Sugestões de Como Auxiliar a Pessoa com Deficiência Visual 

1- Quando a pessoa com deficiência visual estiver sozinha, identifique-se sempre ao aproximar-se dela. 

2- Quando você andar com uma pessoa cega ao seu lado, deixe que ela segure em seu braço.  Não a empurre pois pelo movimento de seu corpo, ela saberá o que fazer.

3- Na orientação para sentar-se, coloque a mão da pessoa cega sobre o encosto e/ou braço da cadeira e ela será capaz de sentar-se facilmente.

4- Quando observar aspectos inadequados relativos à sua aparência, não tenha receio em avisá-la discretamente a respeito de sua roupa (meias trocadas, roupas pelo avesso, zíper aberto, etc.)

5- Conserve os corredores livres, evitando vasos de plantas, cinzeiros e outros elementos de decoração que podem se tornar obstáculos no espaço. Quando impossibilitado de retirá-los, comunique à pessoa com deficiência visual sobre a presença desses objetos e eventuais mudanças de lugar.

6- Se você for orientá-la sobre direções a serem seguidas, faça-o de modo bem claro. Use os termos direita ou esquerda, em frente ou para trás. Nunca use termos como “ali”, “lá” etc.

7- Ao conversar com uma pessoa cega, dirija-se diretamente a ela e fale sempre em tom moderado. Utilize sem constrangimentos os termos “ver” e “cego”.

8- Com relação à bengala longa e ao cão guia, devemos sempre lembrar que eles são recursos para locomoção das pessoas com deficiência visual. Portanto, evite tocá-los sem a prévia autorização de seu dono.

9- Procure manter tanto móveis como objetos nos mesmos locais ou avisar caso uma mudança seja necessária.


10- BOM SENSO SEMPRE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário